De longe, o filme mais antecipado do ano, a letra "I'm a Barbie girl, in a Barbie world", refrão daquele hit chiclete dos anos 90, está prestes a se tornar realidade com a estreia de Barbie, o longa live-action dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie. A moda Barbie e o fenômeno Barbiecore invadiram a moda há algumas temporadas e agora finalmente chegou a hora de conferir o lançamento.
Difícil pensar em figura mais icônica que a boneca da Mattel, por isso mesmo a tarefa da ganhadora do Oscar, Jacqueline Durran, responsável por assinar os figurinos da personagem no cinema, foi mega desafiadora. Segundo Durran, o principal na hora de pensar a respeito dos looks era o fato de que Barbies estão sempre vestidas de acordo com a ocasião, da forma mais literal e elaborada possível, tipo traje completo mesmo. Esse clima caricato e teatral é integral para mergulhar no universo da personagem e se alinha com o mesmo cuidado demonstrado na direção de arte e em cada detalhe do filme.
Se em qualquer produção o figurino tem papel fundamental, quando se trata de Barbie toma proporções avassaladoras. A pesquisa meticulosa e incansável garantiu autenticidade, por exemplo, a equipe puxou todas versões de Barbie médica já lançadas ao longo de 60 anos para chegar na que veremos nas telas. As centenas de looks foram garimpadas em brechós ou feitas sob medida para a produção. O restante foi assinado por nada mais nada menos que Chanel, diretamente dos arquivos da maison ou recriados especialmente para o filme.
Lançada em 1959, a boneca cresceu durante os anos 60 e não por acaso várias composições remetem à década com comprimentos mini, gola do tipo Peter Pan e laços na cabeça. Aliás, o filme é um passeio pelo tempo referenciando o clima dancin days dos 70's ao esportivo neon cortesia dos 80's, período que mais influenciou o guarda-roupa do Ken.
Logicamente a cartela é liderada pelo indissociável rosa em todas suas tonalidades, além da cor sinônimo com a boneca, estão presentes mais ou menos 15 combinações de cores priorizando tons alegres em particular a paleta de pastel como azul, verde, lavanda e amarelo.
No quesito estampas, o lúdico e romântico correm na frente, destacando vichy, poá e listras. Vale lembrar que na produção, Margot Robbie interpreta a Barbie "original" ou "estereótipo", mas o filme corrige uma das maiores críticas direcionadas ao brinquedo desde sua concepção, a falta de representatividade. A Barbie Land de Greta Gerwig é bem mais inclusiva e por isso mesmo, infinitamente mais linda.
Um dos pontos mais relevantes a respeito da personagem é que ela pode ser tudo que ela quiser, oferecendo uma gama infinita de opções na hora de eleger as roupas. Em comum, uma boa dose de glamour e irreverência.
Como falamos, Barbies levam a sério o dress code e seja no visual western ou na neve, o briefing é respeitado dos pés à cabeça. Portanto, acessórios, penteados e makes de tirar o fôlego não podem faltar.
A primeira cena do trailer já virou clássica, com close nos pés de Margot curvados como os da boneca. Ela veste mules com detalhe de pelúcia e salto cravejado de cristais, mais a cara dela impossível.
Arquétipos consagrados como Barbie Sereia e Barbie Disco tem espaço, mas outros mais recentes como Barbie Presidente também tem vez.
Além das telas, Robbie e seu stylist Andrew Mukamal apostaram com tudo no method dressing, hábito que virou costumeiro em Hollywood que a gente já explicou aqui. Dos eventos oficiais aos cliques de paparazzi, ela vem desfilando uma seleção impecável de looks que recriam momentos clássicos da Barbie ou que, no mínimo, invocam o espírito através da cartela de cores e da atitude.
Gostou de saber mais sobre o figurino do filme da Barbie? Então não se esqueça de roubar looks dignos da boneca icônica: